O Meu Primeiro Emprego é uma iniciativa do Estudante Online. O objetivo por aqui é ajudar jovens e adolescentes a entrarem no mercado de trabalho. O primeiro emprego é uma poderosa ferramenta social de inclusão, embora pouco divulgada. Para muitos, pode ser a grande oportunidade de mudança de vida e realidade.
Fomos criados em 2020, quando o então fundador do Estudante Online, Kesley Silva, entendeu a necessidade de centenas de milhares de jovens de ingressarem no mercado de trabalho. O assunto já era abordado em todas as redes sociais do Estudante Online, que apesar de ser focado na divulgação de oportunidades educacionais, também abria espaço para falar sobre empregabilidade.
Ao perceber que os conteúdos relacionados a primeiro emprego estavam ganhando maior visibilidade, Kesley então entendeu que havia uma demanda por esse tipo de direcionamento na internet. Surge, portanto, o Meu Primeiro Emprego.
Kesley Silva, o fundador, nasceu na periferia, em uma cidade chamada Águas Lindas de Goiás, que fica há 50 km de Brasília, Distrito Federal. Sua infância pobre o levou a sonhar com oportunidades de mudança de vida. Aos 14 anos, em 2011, ele conseguiu o seu primeiro emprego em um supermercado. A oportunidade de trabalho que ele sonhava de fato foi a grande propulsora de uma carreira no mercado de trabalho.
Com as portas abertas para o mundo do trabalho, Kesley entendeu a lógica do mercado e percebeu que poucas pessoas de sua comunidade sabiam como conseguir uma oportunidade de trabalho, especialmente do primeiro emprego. Mas, o seu foco inicial foi auxiliar os seus colegas de escola a encontrarem bons cursos gratuitos na internet, embora já ajudasse os colegas a encontrarem vagas de emprego.
Surgiu em 2015 o Estudante Online, fruto de um blog anteriormente chamado de Jovem Crítico, que era utilizado para falar sobre o Colégio Estadual Paulo Freire em Águas Lindas, para criticar a ausência do estado e as dificuldades que os alunos tinham com a estrutura da escola pública.
No Estudante Online, que logo se tornou também um canal no YouTube, Kesley explicava onde e como os jovens de realidade semelhante a sua podiam escapar daquele descaso, encontrar boas oportunidades gratuitas e começar uma história de realizações.
O Meu Primeiro Emprego é, portanto, um desdobramento de um sonho que já havia nascido no Estudante Online. Essa divisão foi uma opção para que se pudesse focar nas duas coisas em lugares diferentes, considerando que os públicos de cada conteúdo – cursos e primeiro emprego -, demonstraram pelas métricas que um conteúdo não necessariamente se conectava com o outro.