Chegou o momento da sua entrevista de primeiro emprego e você está se perguntando: o que será que vão me perguntar? Apesar de não termos uma bola de cristal, existem algumas perguntas que são bastante comuns e, com preparação, você pode respondê-las com segurança e confiança.
Aqui estão as 10 principais perguntas que podem surgir e como você pode abordá-las:
1. Poderia me falar um pouco sobre você?
Se for seu primeiro emprego, destaque quem você é, de onde vem, o que gosta de fazer e suas principais habilidades. Caso tenha alguma experiência, como trabalho voluntário, mencione isso e explique como essas experiências podem ser úteis na empresa.
2. Como um amigo seu te descreveria?
Essa pergunta pode ser feita para testar sua autopercepção e consistência. Pense em características positivas e genuínas.
Exemplo de resposta: “Sou uma pessoa leal, amiga, persistente em meus objetivos. Estou sempre buscando a minha melhor versão e procuro manter uma relação positiva com quem convivo.”
3. Onde você se vê em 5 anos?
Aqui, o recrutador quer entender suas ambições e objetivos. Mostre que você tem um plano e que ele está alinhado ao que a empresa pode oferecer.
Inclua elementos como:
- Formação educacional (faculdade ou curso técnico);
- Planos de carreira na área em que deseja atuar;
- Aspirações pessoais, como estabilidade financeira ou aquisição de bens.
4. O que você sabe sobre a empresa?
Pesquise previamente sobre a empresa: o que ela faz, sua história e missão. Além de impressionar o recrutador, esse conhecimento pode ser útil em outras perguntas, como: “Por que você quer trabalhar aqui?”
5. Por que você quer trabalhar nessa empresa?
Relacione seus objetivos pessoais e profissionais com os valores e as oportunidades oferecidas pela empresa.
Exemplo de resposta: “Quero trabalhar aqui porque vejo que a empresa tem oportunidades na área de tecnologia, e isso está alinhado com o meu objetivo de cursar Sistemas de Informação e construir uma carreira sólida.”
6. Por que você quer trabalhar?
O recrutador está buscando entender suas motivações. Evite respostas triviais ou negativas. Apresente razões nobres, como:
- Contribuir financeiramente em casa;
- Guardar dinheiro para a faculdade;
- Adquirir experiência profissional.
7. Como você aprimora seus conhecimentos?
Mesmo sem experiência, mostre que você busca aprender. Mencione cursos gratuitos, leituras ou atividades que já realizou para se desenvolver.
Dica: Há diversas plataformas gratuitas, como CIEE e Fundação Bradesco, que oferecem cursos on-line.
8. O que te motiva?
Aqui, demonstre o que te inspira e te dá energia para seguir em frente. Conecte sua resposta com seus objetivos pessoais e profissionais.
Bons exemplos:
- Ajudar sua família;
- Construir uma carreira sólida;
- Concluir uma faculdade.
9. O que você faz no tempo livre?
Fale sobre seus hobbies e atividades que mostrem seu lado positivo e proativo. Evite mencionar hábitos que possam passar uma impressão negativa.
10. Como você lida com conflitos?
Conflitos são inevitáveis no ambiente de trabalho, e o recrutador quer saber como você reage a eles. Mencione um exemplo de como lidou com um conflito, destacando sua capacidade de mediar e buscar soluções pacíficas.
Outras perguntas podem surgir
Além destas 10 perguntas, outras várias podem surgir na sua entrevista. Por este motivo, o Meu Primeiro Emprego preparou um e-book com as 20 principais perguntas que podem aparecer na sua entrevista de primeiro emprego.
Conheça o e-book neste link e garanta o seu. Vá preparado para sua entrevista!